29 de junho de 2009

Nina - entrando em minha vida

Por: Gabriella Ramalho Carlis

Olá Pessoal

Venho contar a história da minha nenêzona NINA...

...Ela veio para minha casa depois de muita insistência, pois convencer minha mãe (Conceição) em ter um cãozinho em casa foi bemmm...mais bemmm dificil, porém não impossível, ainda mais com a ajuda de meu pai (Edinho) e meu irmão (Lucas).

Fui com um amigo na casa de uma moça, onde tinha filhotes de Lhasa Apso, ainda eram recém nascidos. Logo me apaixonei e não quiz sair de perto deles, a mamãe Lhasa toda caramelo e branco, pêlo lisinho e um carinho de dar inveja.

À partir desse dia começou a luta, e em 1(um) mês, consegui convencer a todos. A Nina estava na Lagoa do Taquaral (Campinas/SP) para venda, já que a dona da mamãe dos filhotes não podia arcar com todos os cachorrinhos. Cheguei para pegá-la em out/07 com meu irmão, que logo se apaixonou. A danada já chegou marcando território, pois no caminho da Lagoa para casa assustou com o barulho de uma moto e encharcou o banco do carro de xixi....(ai ai ai)...rs!

Foi bem recebida e o domingo foi todo dela, paparicada e mimada por todos.

Adaptação:

Como moro em apartamento, tivemos um mês bem difícil, mas logo a Nina se adaptou as “regrinhas da casa” – nada de dormir nos quartos conosco, xixi só na fraldinha da área de serviço – tapete é tapete, fraldinha é fraldinha (essa foi a parte mais difícil, ficamos 2 meses sem tapetes, até ela aprender que só vale na fraldinha de chão).

Uma vez deixamos ela sozinha mas que de costume, e quando meu pai chega em casa - o susto - a Nina estava dentro do vaso sanitário, toda molhada, e a dúvida que nos consome até hoje é: COMO ISSO ACONTECEU...rs!

Chamando atenção:

Não sei se todos os Lhasas são assim, mas a Nina é a rainha, dona da atenção e da razão, e ai de você se ela passar despercebida....rs! Uma vez chegou a comer os móveis da sala (pé da mesa, cadeiras e rack) só porque estavamos na correria por ser final de ano, e consequentemente dando menos atenção a ela. Prejú, mas já aprendemos a lição...rsrsrs!

Sei de tudo:

A coisa mais fofa do mundo e que surpreende a todos, inclusive meu namorado...rs, é que a Nina é muito esperta, segue alguns exemplos;

- avisa quando faz cocozinho no lugar certo.(ganha sempre um agradozinho pelo feito).

- recebe os “queridos” com pulo, lambidinha e de quebra joga as pernas pro ar e só passa por ela depois de um bom chamego na barriga.

- come cenoura e não vive sem talo de alface, já sabe quando minha mãe o prepara...rs!

- na hora que escuta a famosa palavrinha: “Vamos passear”, corre para área e pega sua coleirinha.

Enfim, minha pequenina apronta muito, mas é amada e não nos vemos mais sem ela!

Ps: Na hora de comprar um cachorrinho tenham consciência que dará gastos sim, mas que depois de tudo isso que falei, você não chamará mais de prejuízo e sim de investimento para seu lar ficar ainda mais cheio de carinho J

BEIJUNHUS A TODOS.

De Taco para o Vida de Cão




Olá pessoal!

Como mencionei desde o início, o principal objetivo deste blog é compartilhar experiências. Isso significa que neste espaço vocês podem nos contar suas histórias, como no caso abaixo onde o próprio Taco contou sua história e me enviou através do seu pai Tadeu e da sua irmã Renata. Vejam que bacana!:



Querida Andréa, eu sou o Taco e neste momento estou ditando esta carta para o meu pai ao som da música "Rua Ramalhete" do "Tavito" (ouça, é boa!).
Lá vai minha história: Numa bela manhã de sábado, estava eu e meu irmão Teco na loja do Totó pedindo para sermos adotados e eis que aparece minha futura mãe e minha futura irmã. Elas nos adotaram e fomos para a nova casa. No começo eu estranhei, mas logo me adaptei à casa. Eu era muito tímido e meu irmãozinho Téco muito serelepe, pena que logo ficou doente e morreu. Fiquei triste, desconsolado, sempre chorando pelos cantos, mas com o carinho de minha nova família logo voltei às boas. Depois de muito tempo sofri uma cirurgia (castração) para evitar uma doença mais grave.
Hoje, já adulto, minha mãe levou-me para dormir dentro de casa e até já deixam eu sair para rua para paquerar. De madrugada, eu vou até o quarto acordar meu pai para abrir a porta para eu fazer xixi... Não gosto de ir ao veterinário e adoro minha mãe e minha irmã. Gostaria de conhecer a sua cadelinha (me disseram que chama Luna), pois na minha rua tenho bastante amigas.

Abraços!
Taco

22 de junho de 2009

Alimentação correta

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como avaliar a qualidade e a alimentação dos nossos cães...
Já de antemão, nem entraremos na discussão de que a nossa comida não é uma das melhores opções para nossos dogs, afinal cães devem comer ração.
Este final de semana obtive várias informações úteis sobre como avaliar primariamente as rações conversando com um funcionário (me perdoem pois não lembrarei o nome) do Pet Center Marginal de Campinas.
Ele me explicou que a maior parte das rações possui corantes. Sim! São todas as comidinhas que achamos coloridas e simpáticas aos nossos olhos... elas alimentam nossos cães, mas tão logo eles sentirão fome novamente, ou seja, teremos que alimentá-los mais vezes ao dia... Sem falar dos alimentos complementares como petiscos (estes só devem ser usados para educá-los) e as famosas latinhas que possuem um teor de gordura mais alto, que devem ser apreciadas com moderação em cães que tem tendência a engordar.
Devemos observar melhor as rações "premium" pois estas não possuem corantes (não são coloridas) e são mais palatáveis aos animais. Eles se alimentam com mais prazer e por serem melhor balanceadas podemos fornecer uma quantidade menor por dia a eles (verificar a quantidade recomendada pelo fabricante na embalagem).
É mais uma forma de melhorarmos a alimentação dos nossos amigos... mas nunca deixem de consultar o seu veterinário de confiança!

18 de junho de 2009

Dicas para os cães não ficarem entediados

Fonte: artigo extraído do site www.pedigree.com.br

Você deixa seu cão sozinho todos os dias enquanto vai trabalhar? Não se preocupe: há muitas coisas que você pode fazer para evitar que seu cão fique entediado. Veja algumas.
Todos os dias, milhões de cães leais são deixados para trás enquanto seus donos vão trabalhar. Estes animais de estimação ficam horas sozinhos, dividindo seu tempo entre dormir e brincar. Embora esse pareça ser um estilo de vida relaxante, pesquisas indicam que os cães podem e realmente ficam entediados.
"Muitos donos sentem uma pontada de culpa quando deixam seus cães sozinhos," diz o Dr. James H. Sokolowski PhD. "Mudanças simples na casa e no jardim e brinquedos apropriados podem ajudar a reduzir o tédio e fazer com que o tempo que o cão passa sozinho seja muito mais interessante e agradável."
Seguem algumas dicas de como reduzir o tédio dos cães:

- Coloque espelhos no local em que filhotes brincam. Isso não é apenas divertido, mas também ajuda na socialização deles.

- Escolha brinquedos que estimulem brincadeiras ativas e interessantes para seu cão, como bolas de borracha que rolam em direções inesperadas e brinquedos de borracha para morder que tenham diferentes formas e texturas.

- Varie os brinquedos que deixa com seu cão para que a cada dia ele tenha "novos" brinquedos.

- Pense na possibilidade de ter mais um cão caso deixe seu cão sozinho por perí­odos longos de tempo. Cães são animais de matilhas e precisam de companhia.

- Deixe um radio ou televisão ligada enquanto você estiver fora para fazer companhia a seu cão.

- Instale uma "porta para cães" para que seu cão possa dar uma volta em uma área segura fora de casa, como um quintal ou jardim cercado.

- Se o seu cão estiver confinado dentro de casa, garanta que tenha acesso a uma janela ou pátio para que ele possa ver o mundo lá fora.

15 de junho de 2009

Especialidades Veterinárias

Atualmente a medicina veterinária é bastante desenvolvida para um melhor tratamento e prevenção das doenças veterinárias.
Assim como na medicina para os seres humanos, pouca gente sabe mas também temos especialidades na medicina veterinária como: oftalmologista veterinário, dermatologia, odontologia, endocrinologia, oncologia, veterinários especialistas em animais silvestres, em animais de grande porte, animais domésticos, entre outros.
Em casos onde o clínico veterinário não pode nos ajudar, o correto é recorrermos aos especialistas.

5 de junho de 2009

Como acostumar o filhote recém chegado a não chorar na sua ausência?

Olá Pessoal!

Acho que esse é um tipo de situação que todo mundo já passou... veja que informação bacana, pois educamos com carinho:

Um cão que consegue as coisas chorando vai ser chorão a vida inteira.

Procure observar como é o procedimento da mãe-loba na alcatéia. Funciona como os cães selvagens africanos. Lá filhotes não choram. Se chorassem na ausência da mãe os predadores fariam uma festa.
A mãe os acostuma a ficar sozinhos aos poucos.
Sai por um minuto e volta, depois sai por dois ou três minutos e volta.
Ela vai aumentando essas “saídas” porque chegará o momento do desmame em que ela terá que se ausentar por longo tempo enquanto caça, até o seu retorno para regurgitar a comida dos filhotes.
Então façamos a mesma coisa, deixando-os sozinhos aos poucos, cada vez por um período maior até não mais se incomodarem em ficar.
Você pode começar a ensinar seu filhote a ficar sozinho, confinando-o num cercadinho e afastando-se por um minuto e voltando antes que ele chore.
Depois, afaste-se por dois minutos e vá aumentando o tempo gradualmente até ele se acostumar a ficar sozinho bastante tempo: meia hora mais ou menos. Durante todo esse treinamento você não deve esconder-se. Deve afastar-se, mas sempre ao alcance da visão do filhote.
Depois disso, pode começar o treinamento para ficar fora do alcance da visão do filhote por 10 segundos. Volte sempre antes que o filhote comece a chorar e brinque um pouco com ele.
Aumente o tempo escondido para 20 segundos e assim por diante até conseguir que o filhote fique meia hora sem chorar nem te ver.
Daí para frente, você pode sair, por um tempo curto, voltando sempre antes que o filhote comece a chorar.
Esse tempo deve ir aumentando aos poucos até que você possa sair tranqüilamente para um jantar por exemplo.
E procure sempre deixar brinquedos para que ele possa se distrair e também objetos com seu cheio para que ele se sinta mais seguro.

Fonte: referências de comunidades no assunto em pesquisa pelo Orkut.