5 de junho de 2009

Como acostumar o filhote recém chegado a não chorar na sua ausência?

Olá Pessoal!

Acho que esse é um tipo de situação que todo mundo já passou... veja que informação bacana, pois educamos com carinho:

Um cão que consegue as coisas chorando vai ser chorão a vida inteira.

Procure observar como é o procedimento da mãe-loba na alcatéia. Funciona como os cães selvagens africanos. Lá filhotes não choram. Se chorassem na ausência da mãe os predadores fariam uma festa.
A mãe os acostuma a ficar sozinhos aos poucos.
Sai por um minuto e volta, depois sai por dois ou três minutos e volta.
Ela vai aumentando essas “saídas” porque chegará o momento do desmame em que ela terá que se ausentar por longo tempo enquanto caça, até o seu retorno para regurgitar a comida dos filhotes.
Então façamos a mesma coisa, deixando-os sozinhos aos poucos, cada vez por um período maior até não mais se incomodarem em ficar.
Você pode começar a ensinar seu filhote a ficar sozinho, confinando-o num cercadinho e afastando-se por um minuto e voltando antes que ele chore.
Depois, afaste-se por dois minutos e vá aumentando o tempo gradualmente até ele se acostumar a ficar sozinho bastante tempo: meia hora mais ou menos. Durante todo esse treinamento você não deve esconder-se. Deve afastar-se, mas sempre ao alcance da visão do filhote.
Depois disso, pode começar o treinamento para ficar fora do alcance da visão do filhote por 10 segundos. Volte sempre antes que o filhote comece a chorar e brinque um pouco com ele.
Aumente o tempo escondido para 20 segundos e assim por diante até conseguir que o filhote fique meia hora sem chorar nem te ver.
Daí para frente, você pode sair, por um tempo curto, voltando sempre antes que o filhote comece a chorar.
Esse tempo deve ir aumentando aos poucos até que você possa sair tranqüilamente para um jantar por exemplo.
E procure sempre deixar brinquedos para que ele possa se distrair e também objetos com seu cheio para que ele se sinta mais seguro.

Fonte: referências de comunidades no assunto em pesquisa pelo Orkut.

Um comentário:

disse...

Texto muito bom...meu cachorro tb chorarava quando eu e meus pais íamos sair. Daí, o que fizemos? Arranjamos brinquedinhos pra ele e assim, enquanto ele se distraía, saímos. No fim, funcionou muito bem!
Bela iniciativa! Parabéns!

Postar um comentário